Para orçamentos e encomendas:

Ligue 61- 991020241 ou mande um e-mail: celiadf10@yahoo.com.br

01 julho, 2007

Leitura: QUE OS JOGOS COMECEM !

De 13 a 29 de julho, a cidade do Rio de Janeiro irá sediar o segundo maior evento esportivo do mundo em número de participantes: os Jogos Pan-Americanos. A versão carioca desta festa do esporte – que está em sua 15ª edição e perde apenas para as Olimpíadas em tamanho – deve atrair cerca de 5,5 mil atletas de 42 países e territórios das Américas e mais de 700 mil turistas. Como brasileiros e, portanto, anfitriões dessa competição, que tal sabermos mais sobre a sua história e importância?
Realizada de quatro em quatro anos, sempre um ano antes das Olimpíadas, essa competição tem outra curiosidade: nela, são disputados não só os esportes previstos para a Olimpíada que ocorrerá no ano seguinte, mas, também, outros que não estão presentes no calendário oficial desse evento esportivo.
O Pan-Americano Rio 2007, por exemplo, terá os 28 esportes a serem disputados nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, assim como modalidades como futsal, boliche, esqui aquático, patinação, caratê e squash, que não farão parte da Olimpíada chinesa.
Além de os Jogos Pan-Americanos serem uma versão dos Jogos Olímpicos no continente americano, existem outros aspectos que unem os dois eventos esportivos. Desde a Antigüidade, os Jogos Olímpicos têm o objetivo de unir as pessoas em prol do coletivo. Isso quer dizer que os gregos, no passado, participavam das Olimpíadas para vivenciarem não só as disputas entre os atletas, mas, principalmente, para reverenciarem uma união de todos eles por uma competição honesta e pelos ideais de liberdade e da vida em comunidade. Ideais esses que também estão presentes nos Jogos Pan-Americanos, que fazem do esporte um veículo propagador de união e liberdade para todos os países do continente americano.
Talvez você nunca tenha parado para pensar a respeito, mas sabia que o esporte é capaz de evidenciar os menores detalhes das relações que existem na sociedade, como a competição, a cooperação, o conflito ou a harmonia? É como se a prática esportiva representasse o mundo, a sociedade em miniatura. Por isso, o esporte é um importante veículo de inclusão social, ou seja, de integração de pessoas à sociedade.

Adaptado por Fábio de Souza Lessa, Laboratório de História Antiga, UFRG – Ciência Hoje , ano 20/n.180/jun/2007

Nenhum comentário: